Ideias Lab

Mundo S/A: Empreendedores sociais apostam na primeira infância

Mundo S/A: Empreendedores sociais apostam na primeira infância

Segunda, 25 de Setembro às 12h00

Um bebê nasce com cem milhões de neurônios, capaz de fazer 1 quadrilhão de ligações entre eles. Isso é o dobro das conexões que o cérebro de um adulto possui. Hoje, já se sabe, por exemplo, que até os 4 anos essa criança vai ter atingido metade do seu potencial mental. 

É durante a primeira infância, que vai do nascimento aos seis anos que os pequenos desenvolvem habilidades cruciais que vão definir o futuro deles. Da inserção no mercado de trabalho à predisposição ao vício, só para dar dois exemplos.

Isso significa que se houver concentração de investimentos nessa fase inicial da vida, pode ser bem mais fácil acabar com a desigualdade social e gerar maior produtividade na sociedade. 

Mas dá pra ser ainda mais direto. Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, cada dólar investido numa pessoa na primeira infância, resulta na volta de 7 dólares para a sociedade depois que ela cresce.

A edição abaixo do programa Mundo S/A é sobre quem dedica a vida a investir nessas crianças agora para ver tudo melhorar lá na frente. 

http://g1.globo.com/globo-news/mundo-sa/videos/t/mundo-sa/v/mundo-sa-empreendedores-sociais-apostam-na-primeira-infancia/6157952/

Saiba mais sobre um dos negócios sociais citados na reportagem:

Erê Lab

http://www.erelab.com.br/

O Erê Lab é uma empresa de criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar. São objetos de pequeno, médio e grande portes; brinquedões com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano. O objetivo do projeto é resgatar o tempo e o lugar do brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades. Recuperar e fortalecer o senso de cidadania, para que pessoas - passantes, crianças, pais e filhos – e a comunidade do entorno possam interagir, entre eles e com a cidade.


Por Cinthia Jardim