Ideias Lab

Impactos e perspectivas do empreendedorismo social

Impactos e perspectivas do empreendedorismo social

Sábado, 3 de Junho às 04h06


A terceira palestra da madrugada do Ideias Solidárias começou com um animado “boa noite” do empreendedor social Marcus Nakagawa. Professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) há seis anos e atual coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Sócio-Ambiental, Marcus inicou sua apresentação questionando quem seria o empreendedor.

Iniciando sua carreira no terceiro setor, Marcus foi atraído para este campo devido sua vontade de realizar um impacto social. Visando contar sobre a trajetória de um empreendedor social, ele falou sobre suas características e a noção que permanece no imaginário, a de que “o empreendedor seria um visionário e sonhador, que quer mudar o mundo”. Além disso, ele discorreu sobre os passos na construção de um negócio social, como a proposta de valor, o processo de elaboração e produção, e o plano de negócio.  

Ao final de sua fala, o palestrante propôs uma reflexão: “qual processo de mudança você está acelerando”? Assim, ele questionou quais seriam os impactos da empresa que está nascendo, suas perspectivas e quantas pessoas ou causas ela iria efetivamente ajudar. Interagindo com a audiência, ele terminou com uma live, perguntando para aqueles que estavam assistindo quais atitudes estavam tomando para transformar o meio ao seu redor.


Por Gabriela Fogaça