Ideias Lab

Grupo Allong conta como surgiu ideia empreendora

Grupo Allong conta como surgiu ideia empreendora

Quinta, 28 de Setembro às 16h00

O segundo encontro de Setembro do IDEIAS LAB aconteceu no dia 23 e teve participação do palestrante Alexandre Bicalho com um bate-papo de como montar a parte financeira do plano de negócios. Como já feito nos outros encontros, após a conversa, os grupos se reuniram com seus orientadores para mostrar o andamento do projeto e receber críticas e sugestões.
Dentre os grupos participantes, o responsável pela mentoria da Allong foi Reginaldo Andrade que elogiou o trabalho da equipe e deu diversas ideias para o próximo passo.

A ideia da Allong surgiu da publicitária Ana Paula Moraes de 24 anos que viu uma carência entre as ongs e os doadores. A publicitária conta que se envolveu em um desses projetos no bairro onde mora e viu que eles recebiam muita doação de macarrão, mas eles não tinham molho para fazer a refeição. Foi então que ela percebeu que a comunicação é uma forte ferramenta tanto para divulgação do trabalho, quanto para pedir ajuda. “Normalmente eles contam com uma assistente social, um pedagogo, mas não tem alguém pra ajudar a expor tudo o que estão fazendo” e complementa “A ideia é de fazermos essa ponte, sermos os comunicadores da ong” revela a líder do grupo.

Para Ana Paula as pessoas precisam reaprender a importância de ajudar ao próximo. “Se a gente consegue promover um produto, um serviço, por que não estamos conseguindo promover o trabalho das ongs ou um voluntariado ou uma doação? Nós não estamos acostumados a doar e eu quero mudar isso”, diz.

A Allong conta com quatro colaboradores e cada um é responsável por uma parte específica do projeto. Bruno Furlanetto, 24 anos, formado em engenharia - cuida da parte financeira e logística. Matheus Perez, 21 anos, cursando administração – cuida da parte de monetização. Já Ana Beatriz Moraes de 20 anos, graduando psicologia atua junto com Ana Paula como intermediadora entre as instituições.

O nome “ALL ONG” significa na tradução livre “Todas as Ongs”. O grupo fez um trocadilho de não separar as palavras para passar o conceito de união entre as organizações e seus doadores. Três entidades toparam fazer parte deste plano. Elas serão usadas como teste para a busca por doadores nas redes sociais e em breve para a construção do site.


Por Pamella Ferreira